A importância da assertividade para o seu processo seletivo

30 de agosto de 2021
por Larissa Florindo

Empresas que entendem a importância da assertividade no processo seletivo desfrutam de vários benefícios que atingem o bolso. Um dos principais deles é na própria formação das equipes.

Afinal, ter as pessoas certas nas funções certas é a chave para construir equipes de alto desempenho. Mas, para isso, é fundamental investir em formas de alcançar a maior assertividade possível durante o recrutamento e seleção. Para esta etapa, além de fugir dos vieses, é fundamental ter objetividade e critérios bem definidos para a escolha do candidato ideal.

Caso a empresa não saiba reconhecer a importância da assertividade nessa etapa, montar uma equipe que se enquadre na cultura e nos objetivos da empresa será muito mais difícil.

Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber para colocar em prática esse conceito, assim como as vantagens que ele traz. Quer saber mais? Confira abaixo!

O que é assertividade no processo seletivo?

A assertividade no processo seletivo é um conjunto de técnicas que ajudam o recrutador a selecionar o melhor candidato de acordo com as habilidades exigidas pela vaga. Isso inclui a personalidade e o perfil comportamental do profissional, além do conhecimento técnico.

Muitas empresas ainda ignoram o aspecto comportamental na avaliação dos candidatos, o que é um erro grave do ponto de vista estratégico. Quando isso acontece, existe o grande risco de o contratado não se adaptar à cultura ou ao dia a dia da empresa, precisando ser substituído rapidamente.

Essa situação gera custos pela rotatividade, além de uma equipe fraca. Para evitar que isso aconteça, o responsável pela contratação deve tomar alguns cuidados para aumentar a assertividade no processo seletivo.

Um deles é saber colher as informações, ou seja, obter o máximo de informações sobre os requisitos do candidato ideal. É fundamental desenhar o perfil da vaga e saber o que ela exige no dia a dia e avaliar os candidatos de acordo com isso. Por exemplo, é necessário que o candidato tenha desenvoltura para lidar com várias áreas diferentes ou que ele saiba lidar com prazos apertados? Essas são informações que nos dizem mais respeito a habilidades comportamentais necessárias, e não apenas técnicas.

Além disso, cada escolha deve ser feita de maneira estratégica. Isso envolve a escolha dos sites para os anúncios da vaga, que devem ser apropriados para atingir o público que você busca. Outra decisão estratégica é quais testes aplicar nos processos para avaliar as competências de fato relevantes para cada vaga. Nessa hora, escolher boas ferramentas de automatização do RH também é essencial para o sucesso do recrutamento seletivo. Afinal, elas permitem que os profissionais de RH possam ganhar tempo para avaliar o que realmente interessa: os candidatos!

Quais são os benefícios da assertividade no processo seletivo?

Por ser um método baseado nas necessidades da empresa, a assertividade no processo seletivo traz diversos benefícios para a gestão de pessoas.

Redução da rotatividade

Os candidatos escolhidos por um processo assertivo tendem a permanecer na empresa por muito mais tempo. Isso porque eles se encaixam perfeitamente com o que se espera deles, tanto em aspectos técnicos quanto comportamentais.

Além disso, o método auxilia na contratação de colaboradores alinhados à cultura e aos objetivos da empresa, o que, além de ajudar na retenção, garante equipes com mais sintonia entre si e mais produtivas.

Dessa forma, é criada uma relação ganha-ganha, com vantagens tanto para o profissional, quanto para a organização.

Menos tempo gasto em treinamento

No recrutamento e seleção assertivo, o candidato já demonstrou ao longo das entrevistas que domina as competências essenciais para ter sucesso na vaga. Com isso, o período de formação é otimizado, estando muito mais focado na integração do profissional do que na sua formação técnica.

É claro que, se a vaga for para estágio, o cenário é diferente. Afinal, nesse caso, é esperado que a empresa ajude o escolhido a desenvolver competências e comportamentos mais básicos, necessários para o avanço de sua carreira.

Menos custo no processo seletivo

Escolher os sites certos para anunciar a vaga e as ferramentas certas para criar um processo seletivo fluido, tanto para você como para o candidato, gera menos custo financeiro e emocional para ambos. Isso porque os processos serão mais eficientes, gerando menos custo para a empresa ao preencher postos vagos com mais rapidez.

Assim, mesmo os candidatos que não forem aprovados no processo seletivo terão uma impressão melhor da empresa quando ela tiver um processo seletivo objetivo. Isso é importante, inclusive, para cuidar da sua marca empregadora.

Foco no perfil ideal

A assertividade no processo seletivo ajuda a analisar as características dos candidatos e usar dados concretos para tomar a decisão, ao invés de impressões ou suposições, como costuma acontecer.

Com isso, a empresa aumenta suas chances de acertar as contratações.

Conclusão

Ao entender a importância da assertividade no processo seletivo, a empresa passa a contratar profissionais que contribuem para expandir o potencial da equipe.

Por ter exatamente as competências de que a organização necessita, o novo colaborador contribui diretamente para a conquista do tão sonhado alto desempenho, fazendo com que a produtividade do time cresça significativamente.

Você já alcançou outros benefícios com a assertividade no processo seletivo? Compartilhe nos comentários.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *