Por que pensar no employee experience já no processo seletivo?

10 de novembro de 2022
por Larissa Florindo

A experiência da pessoa candidata (employee experience) é a percepção geral de quem participa do processo seletivo da sua empresa. 

É a maneira como vivenciam toda a jornada de recrutamento, desde a seleção e até a entrevista e contratação ou negativa e, finalmente, a integração.

Isso significa que abrange todo o percurso, os 6 estágios pelos quais passam: conscientização, consideração, interesse, candidatura, seleção e contratação.

Quão comum é um employee experience ruim?

Nos últimos anos, as expressões “employee experience”, “experiência do candidato” e mais recentemente “da pessoa candidata”, se tornaram um dos pontos mais importantes de quem lida com seleção e um dos tópicos mais quentes do marketing de recrutamento.

Afinal, employee experience não se trata de algo passageiro. Existe uma necessidade real das empresas construírem seus processos seletivos levando em conta a experiência. Ainda mais quando o feed do LinkedIn continua a mostrar relatos de pessoas que tiveram uma péssima experiência durante a jornada de recrutamento.

O que causa uma experiência ruim?

Aqui estão as 3 causas mais comuns:

1. Falta de resposta da empresa

A frustração nº 1 durante a procura geral de emprego é a falta de resposta das empresas.

Imagine investir horas e horas preparando seu currículo e portfólio para não receber sequer uma resposta da companhia que você se candidatou. Como você se sentiria? 

Sim, você tem muito a fazer, nós sabemos. Mas fornecer um encerramento para cada pessoa que participa do processo não precisa ser um algo demorado e exaustivo.

Como corrigi-lo: 

  • Deixe claro como será cada etapa do processo;
  • Use modelos de e-mail que podem ser facilmente adaptados, trocando apenas as variáveis, como o nome, cargo etc;
  • Uma plataforma de recrutamento e seleção pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas;
  • Use um CRM focado em recrutamento e seleção para enviar campanhas de e-mail personalizadas a quem participa do processo seletivo.

2. Processo de candidatura complicado e longo

Um dos maiores motivos que resulta em uma experiência ruim são os formulários de candidatura. Geralmente, são muito longos, exigindo dados que não fazem sentido para aquela etapa ou nada intuitivos.

Consequentemente, não são poucas as pessoas que desistem no meio do caminho.

Se você deseja fornecer uma ótima experiência e parar de perder pessoas talentas, é necessário otimizar sua página de vagas. 

Como corrigi-lo: 

  • Permita várias opções de inscrição (permita que a inscrição seja apenas com o envio do currículo ou por meio de seus perfis de redes sociais);
  • Automatize a análise de currículo para eliminar formulários de candidatura longos;
  • Reduza seus formulários de candidatura – inclua apenas as perguntas que são realmente necessárias nessa etapa;
  • Se você tiver muitas vagas de emprego, adicione uma barra de pesquisa ao seu site de carreiras.

3. Entrevista desagradável

Uma entrevista de emprego desagradável pode literalmente destruir a experiência de quem se candidatou a uma determinada vaga e fazer com que desistam de seu processo de recrutamento.

Essa experiência negativa na entrevista pode levar a uma mudança de ideia sobre a função ou empresa de que gostavam.

Como corrigi-lo: 

  • Conduza a entrevista de acordo com a vaga e nível;
  • Faça as perguntas certas – signo, orientação sexual e perguntas íntimas não cabem em nenhuma situação;
  • Defina, planeje e implemente uma estratégia que flua, mesmo com vários processos seletivos acontecendo ao mesmo tempo;
  • Treine as pessoas que irão entrevistar e envolva também quem faz a gestão da área.

Consequências de um employee experience ruim

Os efeitos da experiência negativa podem levar a um impacto mais amplo na capacidade da empresa de recrutar ou vender produtos. 

Além disso, mesmo profissionais que tenham passado em todas as etapas, podem rejeitar a oportunidade devido a experiência negativa. Também existem outros efeitos, como o compartilhamento dessa experiência ruim, principalmente em redes sociais.

Estas pessoas podem ainda ficar menos propensas a comprar bens e serviços da empresa e não recomendá-la para os seus contatos.

Mais do que um impacto desastroso em seu processo de recrutamento, outra consequência diz respeito aos impactos e resultados financeiros da empresa, que podem ser comprometidos – e custar muito dinheiro. 

Uma pessoa candidata insatisfeita pode facilmente se levar a sua insatisfação para o momento em que assume o papel de consumidor, boicotando os serviços ou produtos da empresa.

Como ter um bom employee experience

Considerar a experiência da pessoa candidata é se livrar de conflitos e problemas financeiros de médio ou longo prazo. Também é uma forma de você conseguir profissionais que se destacam, pois da mesma forma que o boca a boca tem força para falar de experiências ruins, ele também tem força quando se trata sobre boas experiências. Dessa forma, seu processo conseguirá atrair pessoas com perfis mais adequados às vagas na maioria das vezes.

Apesar de apresentarmos as três causas mais comuns de experiência que pode ser negativa, há muitos outros fatores que é preciso considerar se quiser oferecer algo fora da curva.

Para isso, você deve começar criando a persona. Em seguida, elaborar cuidadosamente a jornada da pessoa candidata, prestando atenção a cada um dos pontos de contato. Considere as características das áreas da empresa para personalizar essa experiência.

Não é possível obter bons resultados sem planejamento e estratégia. Por isso, debruce em todas as etapas atuais, envolva os times de gestão de outras áreas e construam de forma coletiva uma experiência humanizada de ponta a ponta.

Isso pode parecer um pouco complicado, mas ao lembrar das suas próprias experiências ruins como candidato, pensar na maneira como gostaria que acontecesse com você e a forma como o processo poderia ser conduzido, vai facilitar a construção dessa experiência.

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