Multipotencial: a peça-chave para a sua equipe

Categoria(s): CIA DE TALENTOS & RH
13 de abril de 2022
por Recrutamente.com.br

Você está fazendo a triagem de currículos para uma vaga e recebeu um com experiências
diversas e cursos que, aparentemente, não se conectam. Qual seria a sua reação? De estranheza ou de curiosidade para entender os caminhos seguidos por aquela pessoa? Saiba que você pode estar diante de alguém multipotencial, que pode contribuir com a sua equipe de uma maneira que você nem imagina.

Quer saber mais sobre esse perfil de profissional e como ele pode ser uma peça-chave no seu time? Neste artigo, vamos apresentar 3 características principais das pessoas multipotenciais e como elas complementa a visão de quem é especialista.

Mas o que é ser multipotencial, afinal?

Os multipotenciais são pessoas que possuem múltiplos interesses, inclusive, podendo ser
em áreas bem distintas.

Apesar da Psicologia apresentar esse conceito, ele ficou mais conhecido alguns anos atrás por causa do TED da Emilie Wapnick: Porque é que alguns de nós não têm apenas uma verdadeira vocação.

Multipotencial nata, ela trabalhou em uma clínica, atuou como web designer freelancer, foi mentora para jovens em situação de risco e ainda fez alguns shows com suas bandas.

Na faculdade, estudou Artes Visuais, Música, Comunicação, Produção de Filmes e Direito. Veja abaixo parte do que ela compartilhou, tendo como base sua experiência.

Características de multipotenciais

Em sua palestra, Emilie destaca três características que são os pontos fortes dessas pessoas:

1. Poder de síntese de ideias

Multipotenciais têm a capacidade de fundir duas ou mais áreas e criar algo a partir desta união. De acordo com ela, são nos cruzamentos de interesses que surgem novas ideias e acontecem as inovações.

Isso porque a bagagem adquirida lhes permite fazer diferentes combinações, chegando a soluções para as situações que se apresentam.

2. Aprendizado rápido

Algo comum aos multipotenciais é o fato de se dedicarem muito quando se interessam por algo. Por observarem tudo com atenção, muito do que está ao seu redor não passa despercebido.

Também são pessoas habituadas a serem iniciantes e, por isso mesmo, costumam ter menos medo de errar, de tentar coisas novas e de sair de sua zona de conforto.

Outro ponto importante é que suas habilidades podem ser aplicadas em áreas diferentes e são capazes de trazer o que aprenderam para cada nova área de interesse. Isso quer dizer que dificilmente o zero é o seu ponto de partida.

3. Adaptabilidade
A adaptabilidade é uma das características necessárias para profissionais do contexto atual. E isso multipotenciais têm de sobra.

O mundo está mudando de uma forma tão rápida e imprevisível – basta olhar todas as transformações causadas mais recentemente pela pandemia – que vão prosperar as pessoas e as organizações que conseguirem se adaptar para atender às necessidades do mercado.

Vantagens de ter multipotenciais em sua equipe

As empresas e organizações podem obter muitos ganhos ao combinar a atuação de quem é
multipotencial com a de pessoas especialistas. Afinal, de um lado há quem se aprofunde e implemente ideias e, de outro, quem tem uma visão mais abrangente e traga amplitude de conhecimento para o projeto.

Enquanto especialistas se debruçam em detalhes que podem fazer a diferença, multipotenciais abrem o foco e enxergam a peça que estava faltando no quebra-cabeças.

Agora que você conhece sobre multipotenciais, sabe como podem enriquecer sua equipe e não quer desperdiçar nenhum talento, que tal contar com a expertise da Cia de Talentos? Conheça as nossas soluções.

0 comentários