Redes sociais no trabalho: 4 ferramentas para turbinar sua comunicação interna

Categoria(s): BETTHA & RH
23 de março de 2021
por Recrutamente.com.br

Não faz muito tempo que era proibido usar redes sociais no trabalho. Agora que toda a nossa vida acontece pela internet, muitas empresas perceberam que elas podem ajudar bastante na hora de turbinar a comunicação interna. Inclusive, já existem ferramentas específicas que proporcionam uma boa experiência aos usuários e evitam a perda de foco durante o uso.

Essa necessidade existe porque a comunicação interna mantém sua empresa alinhada, unida e forte. Ainda mais em tempos de crise!

Justamente por isso, é um desafio garantir que as mensagens e metas de negócios sejam absorvidas pela maioria dos funcionários. E quanto maior o volume de informações, mais complicado fica. Mesmo assim, é preciso ter em mente que uma equipe bem informada e alinhada com as metas diárias da operação, aumentam o sucesso e até o faturamento da empresa. Então, investir na ferramenta certa é a chave do sucesso para a sua comunicação interna!

Como a comunicação interna era feita antes de incorporarem as redes sociais no trabalho?

Tradicionalmente, as comunicações internas eram feitas nas reuniões de equipe, com compartilhamento de documentos internos e diretivas presenciais. Hoje, as reuniões permanecem e até aumentaram no período da pandemia, mas com as redes sociais no trabalho, a comunicação se tornou mais fluida, abrangente e quase natural. 

Não aliar as redes sociais na comunicação com o time acaba sendo um tiro no pé. Afinal, as pessoas já estão nessas redes, então, por que não aproveitar a sua atenção, não é mesmo?

Além disso, as redes sociais no trabalho também ajudam a impulsionar a comunicação interna com baixo custo. E o custo não é apenas referente ao preço da ferramenta (que, aliás, existem várias com planos gratuitos), mas também os gastos que uma falha na comunicação pode gerar à empresa.

Conheça 4 ferramentas que podem unificar times, otimizar o tempo e integrar soluções.

Slack

O Slack é famoso e já foi adotado por muitas empresas. Ele é fácil de usar, possui vários recursos que integram com outras ferramentas de uso no trabalho e oferece a criação de diferentes canais.

Esses canais são grupos em que os participantes podem trocar mensagens e arquivos entre si. Por isso, é possível criar canais para cada área da empresa e facilitar a comunicação entre os membros das equipes específicas.

WhatsApp

Querido por uns e odiado por outros, o WhatsApp faz parte da lista de redes sociais no trabalho e é uma mão na roda. Principalmente para fazer comunicados urgentes, pontuais e que demandam uma atenção imediata.

Algumas equipes aproveitam a ferramenta como um canal de “descompressão”. Permitindo a troca de memes e piadas entre os times.

Facebook Workplace

Essa plataforma é uma variação do que conhecemos do Facebook. Ela transforma sua empresa numa comunidade, usando os famosos elementos da rede social do Zuckerberg, como reações e transmissões ao vivo, por exemplo. Além disso, ela também permite integração com ferramentas como Google Drive, Azure, entre outras.

O objetivo é integrar toda a comunicação e trabalho na plataforma, aproveitando todas as características já conhecidas por quem tem uma conta no Facebook.

Yammer

A ferramenta da Microsoft oferece total integração com os produtos da empresa. O que possibilita uma apresentação ao vivo usando o Power Point, por exemplo. Além disso, é possível:

  • Realizar treinamentos
  • Criar comunidades de interesse
  • Compartilhar eventos com até 10.000 pessoas e muito mais.

Usar as redes sociais no trabalho permite uma via adicional para sua empresa publicar instantaneamente informações internas importantes, além de permitir um diálogo bidirecional exclusivo entre gestores e funcionários.

Ter informações disponíveis nessas ferramentas e permitir o feedback, é uma tática de comunicação positiva. Afinal, os recursos de grupo e bate-papo, por exemplo, oferecem aos funcionários a oportunidade de compartilhar facilmente informações e percepções em todas as áreas da empresa. Depois, você pode usar esse feedback a seu favor com mais agilidade. 

Vale destacar que, apesar dessas plataformas serem sociáveis, elas ainda são redes sociais para trabalho. Portanto, criar um guia ou fornecer orientações de uso nessas plataformas é a melhor forma de garantir uma comunicação livre de contratempos relacionados à privacidade e segurança.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para compartilhar com a sua equipe!

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