A diversidade em 2021: uma estratégia valiosa de gestão

18 de dezembro de 2020
por Evelim Wroblewski

A diversidade já entrou em pauta na sua empresa? Se a resposta for não, esse cenário precisa mudar em 2021.

Mas não pense que esse tema é apenas um modismo momentâneo! Pelo contrário, a promoção da diversidade e inclusão é uma das maiores expectativas dos profissionais, dos mais jovens aos mais experientes. O que leva à necessidade de as organizações repensarem suas estratégias de atração e retenção de talentos, bem como de gestão de negócios.

Para você ter uma ideia, cerca de 46% dos jovens no mercado de trabalho esperam que as empresas promovam a diversidade. Os cargos de média e alta gestão também apoiam a causa — 33% e 29%, respectivamente.

Neste artigo, vamos te explicar os motivos que levam até esses dados. Assim, você vai entender por que a diversidade pode ser sua melhor estratégia de gestão em 2021.

Entendendo a importância da diversidade no trabalho

De acordo com o Kantar Inclusion Index, o Brasil ocupa o 7o lugar no ranking de inclusão e diversidade no trabalho. Entre os desafios enfrentados pelos trabalhadores, o mais preocupante é a discriminação. Afinal, o país tem um dos índices mais altos, ficando ao lado de Cingapura e México.

Na contramão desse cenário, um estudo da McKinsey demonstrou que empresas que investem em diversidade têm maior desempenho e lucratividade.

Em outra pesquisa, também da McKinsey, foi possível perceber que as empresas que promovem a diversidade superam em 14% seus concorrentes no que se refere à performance. Além disso, elas também podem chegar a conquistar 93% mais resultados financeiros.

Mas, partindo para além dos resultados financeiros e de desempenho no mercado, colocar a diversidade e a inclusão como objetivos de negócio também contribui para formar equipes mais engajadas com a sua marca. Algo que se reflete na redução do seu turnover, por exemplo, e também na retenção de talentos.

Diversidade como estratégia de gestão

Como você pode ver, existem inúmeros benefícios em promover essa pauta na sua empresa. Mas não se trata apenas de potencializar resultados numéricos.

A diversidade como estratégia de gestão contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais inovador e saudável. Afinal, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade em suas mais amplas variações, influencia em um propósito maior: o de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mas o que é uma empresa senão a união de pessoas com um objetivo em comum, não é mesmo? Nesse sentido, a diversidade e a inclusão devem estar no DNA da sua organização, permeando cada tomada de decisão.

Então, como tornar isso uma realidade na sua empresa? É isso que veremos a seguir.

Dando os primeiros passos na diversidade empresarial

“Diversidade é convidar para a festa. Inclusão é chamar para dançar”.

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que não existe diversidade sem inclusão. Por isso, é preciso avaliar o ambiente atual e pontuar como promover maior inclusão social na organização.

  • Sua empresa contrata deficientes físicos?
  • Como lida com a contratação de mães?
  • Quantos negros existem na sua equipe?
  • Que cargos essas pessoas ocupam?

Essas são reflexões básicas a se fazer no momento de avaliar o quanto a sua empresa investe em diversidade. Após esse primeiro diagnóstico, algumas ações podem ser tomadas:

Construa o sentimento de pertencimento

Fazer com que sua equipe se sinta parte da empresa é essencial para a diversidade e inclusão. Quando as pessoas se sentem acolhidas, ouvidas e podem participar das decisões, elas se tornam muito mais felizes no trabalho.

Além disso, o sentido de pertencimento leva a um maior engajamento com as iniciativas da empresa e à lealdade à marca.

Valorize a diversidade

Mais do que criar políticas e processos de diversidade e inclusão, é preciso valorizar esses talentos. E isso não se resume apenas a salários igualitários. Crie oportunidades de crescimento iguais para todos, instituindo um plano de cargos e salários que seja baseado na evolução de cada um.

Invista em uma comunicação de mão dupla

A comunicação é um dos maiores pilares do relacionamento humano. Quando ela flui sem barreiras, fica mais fácil conciliar ideias e expor pontos de vista diversos. Tudo isso aumenta o engajamento dos seus times, otimiza suas entregas e melhora muito a entrega final dos projetos da sua empresa.

Sendo assim, crie canais de comunicação que ofereçam a possibilidade de feedback constante e invista na transparência.

Promova o respeito

O respeito às diferenças deve permear toda a sua cultura organizacional. Isso pressupõe processos seletivos mais assertivos para a contratação de pessoas realmente alinhadas aos valores da empresa.

Além disso, também requer um trabalho constante de fortalecimento desses valores, seja por meio de treinamentos internos ou externos.

Mas não se esqueça do papel das lideranças neste processo! A diversidade e a inclusão devem ser valores compartilhados por todos, especialmente por aqueles que estão à frente das equipes.

Sua empresa já trabalha a diversidade e a inclusão? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *