Case: Programa de Estágio da Kimberly-Clark

17 de outubro de 2019
por Alanis

Desde 2018, a Kimberly-Clark, multinacional do ramo do cuidado pessoal, vem realizando os processos seletivos de seus programas de estágio com o Bettha. Nesse post, você vai saber um pouco mais sobre o case do Programa de Estágio MidYear da Kimberly-Clark. Para falar sobre a experiência, convidamos Alessandra Valese, Senior Talent Acquisition da K-C no Brasil. Confira!

A Kimberly-Clark é uma das gigantes multinacionais do ramo do cuidado pessoal. Fundada nos EUA em 1872 e presente em mais de 175 países, a K-C é mundialmente conhecida por seus produtos. Dentre suas marcas, estão Huggies, Intimus, Neve, Scott, entre outras.

A cultura organizacional da empresa tem como pilares a inovação, o pioneirismo e a sustentabilidade e o cuidado. Prezando pela diversidade, a composição das equipes de trabalho se dá através da busca por perfis de habilidades complementares. Para o Programa de Estágio MidYear de 2018, então, foram buscados candidatos engajados com ideias originais, tendo o mindset pautado na flexibilidade, dinamismo e vontade de aprender.

O Processo Seletivo com o Bettha

Para cada uma das 18 vagas do programa de estágio da Kimberly-Clark, a equipe do Bettha indicou 3 candidatos. Para as indicações, buscou-se indivíduos que tivessem as habilidades técnicas e comportamentais demandadas para cada vaga específica.

Segundo Alessandra Valese, o processo seletivo com o Bettha foi muito assertivo. “Na maior parte das posições, nós fechamos [a vaga] de primeira“. Dessa maneira, a K-C pôde fechar um número expressivo de vagas em um curto período de tempo.

Levando em consideração a concorrência com outras empresas pelos talentos disponíveis no mercado, a agilidade proporcionada pelo Bettha auxiliou na conversão de candidatos tanto em processo quanto contratados pela Kimberly, afirmou Valese.

“Foi uma experiência bem bacana trabalhar com o Bettha nesse modelo – e é claro que a gente vai replicar para modelos futuros”.

Bettha x Outros Serviços de Recrutamento e Seleção

Quando questionada sobre as diferenças do processo seletivo do Bettha em comparação à outros serviços de Recrutamento e Seleção, Alessandra afirmou que a palavra-chave do processo com o Bettha foi agilidade. “Tivemos um engajamento muito forte do time do Bettha, para dar resposta, conseguir candidatos num tempo bem curto“.

Segundo Valese, as mudanças realizadas em relação ao último processo seletivo foram muito positivas para o processo. À época, a área de Talent Acquisition não estava completamente estruturada. Assim, a partir do processo recente, as melhorias proporcionaram ainda mais agilidade, trazendo mais inteligência para o processo. Com isso, foi possível aplicar um business focado no negócio.

O Bettha tinha esse compromisso de prover candidatos e entender os alinhamentos de forma bastante rápida, o contato com os candidatos foi mais rápido” 

Dessa forma, os candidatos selecionados para o processo seletivo tiveram a oportunidade de explorar o universo da Kimberly-Clark, seus produtos e valores. Com isso, trouxeram ideias que se linkavam com os valores de inovação da companhia.

Além disso, outro ponto de melhoria foi a vídeo entrevista. Através dela, foi possível criar uma maior proximidade entre gestor e candidato antes da entrevista presencial. O líder, então, pôde entender um pouco mais sobre as expectativas do candidato, seus objetivos de carreira, e suas considerações sobre o que acha importante em uma empresa.  

O que disseram os Líderes da Kimberly-Clark?

“Recebemos muitos feedbacks positivos tanto dos candidatos quanto dos líderes.” 

Alessandra nos contou que os gestores confiam no Bettha. A plataforma, que está constantemente em evolução, promoveu uma mudança significativa no modelo de contratação da K-C. Dessa maneira, esse novo modelo foi muito bem aceito pelos gestores, segundo Alessandra. 

Para a equipe da K-C, os perfis encaminhados estavam realmente de acordo com o que era necessário para a vaga. Os gestores, então, puderam ver de forma concisa os perfis dos candidatos, suas experiência e formação – tudo em uma única página. Os mapeamentos de perfil profissional e comportamental permitiram, também, que os princípios de diversidade e complementariedade na composição dos times fossem garantidos.

Segundo Valese, os líderes se depararam com candidatos muito bem preparados – em termos de maturidade, conteúdo e posicionamento. Além disso, houve uma percepção geral de mudança inclusive na forma como os candidatos se portaram na entrevista. Para ela, as jornadas de conhecimento do Bettha auxiliaram amplamente na preparação dos candidatos para o processo seletivo.

“Estamos super ansiosos para trabalhar com o Bettha em próximos processos seletivos.”  

Alessandra Valese e os valores da Kimberly-Clark: cuidado, inovação, responsabilidade, autenticidade.
Alessandra Valese e os valores da Kimberly-Clark

O Bettha é uma nova maneira de conhecer, se relacionar e contratar novos talentos. Através dos nossos algoritmos de mapeamento de perfil exclusivos, indicamos os candidatos ideais para a sua empresa. Encontre os candidatos mais capacitados para o seu processo seletivo!

Nossas soluções vão muito além do simples processo seletivo. Conheça todas as possibilidades que o Bettha pode oferecer a sua empresa! Clique aqui e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *