Como selecionar currículos? Guia Rápido de Análise e Triagem

11 de setembro de 2019
por Larissa Florindo

Aprenda a otimizar a análise e a triagem de currículos de forma eficiente e assertiva.

Quando uma vaga de emprego recebe muitos currículos, geralmente, a maioria deles não são qualificados. Isso torna a análise e a triagem de currículos o grande gargalo do recrutamento, demandando muito tempo de trabalho da equipe de RH.

Para complicar ainda mais o problema, o número de contratações em uma empresa pode aumentar – dependendo da sua fase de crescimento. Por outro lado, a equipe de recrutamento pode permanecer do mesmo tamanho ou até diminuir. 

Segundo a Pesquisa Global da Robert Half , a análise de currículos ocupa a maior parte do tempo do processo seletivo.

Fazer mais com menos é um grande desafio. Assim, a efetividade da operação depende da capacidade de um recrutador de descobrir formas para automatizar seu fluxo de trabalho. Em um mercado tão competitivo, os candidatos mais talentosos não ficam muito tempo disponíveis.

A tecnologia tem transformado o RH e está tornando-o mais ágil. Atualmente, existe marketing de recrutamento, entrevistas por vídeos e plataformas que eliminam a burocracia e o trabalho braçal com apenas alguns cliques. 

Para ajudá-lo a melhorar a performance da análise e triagem de currículos, criamos este guia prático e ensinamos como aplicar a tecnologia para transformar em uma experiência positiva essa etapa do processo.

O que é análise e triagem de currículos?

A triagem é o processo de determinar se um candidato está qualificado para um cargo com base em sua formação, experiência e outras informações que constam em seu currículo.

Já a análise, é uma forma de corresponder padrões entre os requisitos de um cargo e as qualificações de um candidato com base no currículo do candidato.

O objetivo da análise e triagem de currículos é decidir se o candidato prosseguirá nas etapas seguintes do processo seletivo ou será rejeitado.

Esse é o primeiro passo para evitar erros no processo de recrutamento e seleção. Se aqui já houver problemas, provavelmente eles irão acompanhar todo o processo e pode colocar em risco a qualidade da contratação.

Portanto, a melhor coisa a se fazer antes de publicar uma vaga é desenhar toda a dinâmica do processo, do job description a análise e triagem de currículos até o mapa da jornada do candidato. Assim, é possível estabelecer com fluidez os avanços sem qualquer surpresa desagradável. E principalmente, determinar prazos para cada etapa.

Como fazer a análise e triagem de currículos

A seleção de currículos geralmente envolve três etapas baseadas nas qualificações mínimas e preferenciais da função da vaga.

Antes de mais nada, é essencial definir o perfil ideal da vaga para fazer a análise e triagem de currículos com sucesso. A definição de perfil de candidato deve incluir as características demandadas para a vaga, como:

  • Habilidades e conhecimento
  • Experiência de trabalho
  • Traços de personalidade
  • Competências
  • Educação

Etapa 1: a triagem é realizada com base em qualificações mínimas

Qualificações mínimas são as qualificações obrigatórias que um candidato deve cumprir para poder realizar o trabalho. Um exemplo simples de uma qualificação mínima é se o candidato possui experiência prévia na área.

Esses tipos de qualificação costumam ser considerados essenciais porque o candidato pode seguir ou não no processo. De um modo geral, essa etapa é focada no perfil do candidato e os critérios da vaga em aberto.

Os candidatos que atendem às qualificações mínimas passam para a segunda etapa da seleção de currículos.

Etapa 2: a triagem é retomada com base nas qualificações preferenciais

Qualificações preferenciais são características não obrigatórias que potencializam o candidato para a vaga. Um exemplo comum de uma qualificação preferida é se o candidato tem inglês.

Esses tipos de qualificações, geralmente, são mais qualitativos do que as qualificações mínimas (por exemplo, fortes habilidades de comunicação).

Os candidatos que atendem às qualificações mínimas e preferenciais passam para a próxima etapa.

Etapa 3: candidatos na lista de seleção com base em qualificações mínimas e preferenciais

Decidir quais candidatos são selecionados para a fase de entrevista depende das necessidades da vaga e do processo de recrutamento.

Para recrutamento de alto volume, geralmente, todos os candidatos que atendem às qualificações mínimas avançam para as próximas etapas. Para o recrutamento de baixo volume, apenas os primeiros candidatos que atendem às qualificações mínimas e preferenciais permanecem.

O importante é lembrar que o processo de análise e triagem de currículos deve ser aplicado de forma consistente e objetiva em todos os currículos recebidos.

Os desafios encontrados na análise e triagem de currículos 

Segundo as dicas de contratação do Google, o KPI de recrutamento mais importante é a qualidade de contratação, seguida de tempo para o preenchimento da vaga. Entretanto, tanto a qualidade quanto o tempo de preenchimento são influenciados pelo processo de análise e triagem de currículos.

Os três principais desafios encontrados por recrutadores nesse cenário são:

Volume

O maior desafio da análise e triagem de currículos é, de longe, o volume de currículos.

O número de currículos recebidos é um dos maiores fatores que aumenta o tempo de uma vaga ser preenchida. Não é de se surpreender que alguns processos levam meses para chegar ao candidato ideal para uma entrevista. Tornando o recrutamento longo e extremamente caro.

Qualidade dos candidatos

Geralmente, grande parte dos currículos recebidos são perfis que destoam completamente da vaga anunciada. No mundo ideal, somente deveriam se candidatar os candidatos que apresentassem 70% da qualificação necessária para a vaga. Entretanto, o mundo não é assim, e por conseguinte, os recrutadores recebem todo tipo de currículos.

Currículos por toda parte

Alguns processos, por falta de informação ou cuidado, acabam recebendo currículo por plataformas distintas. Essa descentralização causa transtornos inúmeros à área, dentre eles a desorganização. Isso dificulta a triagem e a análise dos currículos. 

Muitas vezes, alguns currículos não chegam nas mãos certas, justamente porque não houve clareza sobre o envio. O candidato fica sem uma resposta e a empresa pode ter perdido um talento por mero desencontro.

Resolvendo três problemas com uma só solução

Não tem como fugir: a tecnologia é a única forma de solucionar os três principais problemas na hora da análise e triagem de currículos.

No entanto, adquirir qualquer serviço ou até vários para suprir tal necessidade pode gerar outros problemas e tornar o processo ainda mais doloroso e custoso.

A plataforma ideal é aquela que consegue centralizar a análise e triagem de currículos, mostrar apenas candidatos que verdadeiramente se encaixam no perfil de candidato desenhado para a vaga, além de, oferecer formas para o próprio candidato trilhar o seu caminho.

O Bettha é a plataforma que você está buscando para otimizar o seu processo de recrutamento e remover de vez o gargalo na área quando o assunto é análise e triagem de currículos.

Oferecemos para os candidatos jornadas de conhecimento que trabalham as soft skills necessárias para o trabalho como comunicação, criatividade e inovação. Além disso, incentivamos os candidatos a realizarem as jornadas para aumentar o seu conhecimento e aumentar sua empregabilidade.

Dessa forma, conseguimos entregar os melhores candidatos e os mais preparados para preencher uma vaga. E o melhor de tudo: em até 72h!

Atraímos jovens talentos para realizar mapas comportamentais. Em seguida, realizamos a pré-seleção através de algoritmos inteligentes e desenvolvemos esse jovens durante toda a sua jornada conosco.

Somos referência na área porque atuamos na necessidade de ambas as partes e facilitando todo o processo seletivo.

Quer fazer a diferença e ter uma experiência fora do comum na análise e triagem de currículos? Veja o que o Bettha pode fazer pela sua empresa!

0 comentários