O employee experience e o impacto para a empresa

23 de abril de 2021
por Larissa Florindo

Desde 2020, quando a pandemia começou, as empresas precisaram recalcular suas estratégias em relação ao employee experience. E, com o passar do tempo, o grande desafio foi gerar o sentimento de pertencimento mesmo com tudo sendo feito à distância.

Depois de muitos aprendizados, este tema se tornou pauta de reuniões nas maiores empresas do país e se firmou como uma das maiores tendências para a gestão de pessoas.

Mas afinal, o que é employee experience?

O employee experience, ou experiência do funcionário, é a percepção holística que os colaboradores têm sobre o relacionamento com a empresa em que trabalham. Logo, isso inclui todos os pontos de contato ao longo da jornada como funcionário.

Em outras palavras, podemos dizer que employee experience é equivalente à experiência do cliente, mas internamente. Então, considerando que o objetivo da maioria das empresas é deixar os clientes plenamente satisfeitos, faz todo sentido criar produtos e serviços que aliem valor + necessidade + experiência. E esse mesmo conceito é aplicado na jornada do funcionário.

O impacto do employee experience para a sua empresa

Do ponto de vista da sua empresa, o employee experience é o resultado da união de sistemas e processos de RH otimizados para que os funcionários façam bem o seu trabalho e se sintam realizados. Inclusive, o employee experience está relacionado a três fatores: cultura, tecnologia e ambiente.

Sendo assim, esses três fatores atuam para que a jornada impacte em:

  • Recrutamento
  • Ferramentas
  • Onboarding
  • Plano de carreira
  • Gestão de desempenho

Dessa forma, os processos são mais eficientes, ágeis, respeitosos e, de certa forma, impactam positivamente na visão do funcionário, aumentando sua satisfação pela empresa.

O employee experience também têm uma forte cultura de inovação, proporcionando liberdade, autonomia e capacitação. Dessa forma, os funcionários encontram um ambiente colaborativo e são capacitados a concretizar ideias disruptivas. Gerando novos produtos e serviços, além de novas fontes de renda para a empresa.

Leia também: 3 fatores de influência no employer branding da sua empresa

O Employee experience e a cultura da empresa

Apesar da tecnologia ter um papel importante, existem outras estruturas que influenciam se os funcionários podem ou não prosperar na empresa. Como a cultura da empresa, por exemplo.

Por isso, a inovação pode ser difícil para empresas mais tradicionais. Afinal, elas não conseguem acompanhar as melhorias tecnológicas que startups são capazes de implementar em pouco tempo.

Então, um dos principais pilares para um employer experience de qualidade é uma cultura que estimule que as pessoas apresentem novas ideias, sem medo da rejeição inicial. Principalmente quando se trata de ideias disruptivas! Isso é crucial para uma mudança real no negócio e na vida dos funcionários.

Portanto, tenha em mente que a cultura sem criatividade, colaboração e empoderamento, limita seus funcionários a fazerem mais do mesmo. Assim, não existem riscos com novas ideias, mas também não há inovação.

Conclusão

Se o employee experience é um conjunto de ações que oferecem uma experiência de qualidade aos seus funcionários, você precisa estudar cada uma de maneira individual e traçar a melhor estratégia para os seus times. Afinal, a experiência precisa ser completa e personalizada para atender às necessidades reais dos seus colaboradores e do seu negócio.

Por isso, a sua cultura organizacional é tão importante! É ela quem vai estimular a colaboração e garantir que seus funcionários sejam capacitados, engajados e gerenciados da maneira certa.

O employee experience oferece uma nova perspectiva sobre como gerenciamos pessoas. Isso significa que o seu RH está com o poder nas mãos para tornar a experiência do funcionário incrível do início ao fim. Mas, sem se atentar a essa tendência, sua empresa pode estar fadada a lutar contra o turnover e uma imagem negativa no mercado.

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