A experiência do candidato (employee experience) é a percepção geral dos candidatos sobre o processo de recrutamento da sua empresa.
É a maneira como eles vivenciam todo o processo de recrutamento, desde a seleção e até a entrevista e contratação ou negativa e, finalmente, a integração.
Isso significa que abrange toda a jornada do candidato, os 6 estágios pelos quais os candidatos passam: conscientização, consideração, interesse, candidatura, seleção e contratação.
Quão comum é a experiência do candidato ruim?
Nos últimos anos, o termo “experiência do candidato” se tornou um dos mais importantes chavões de RH no recrutamento e o tópico mais quente do marketing de recrutamento.
Afinal, a experiência do candidato não é apenas uma moda passageira. Existe uma necessidade real das empresas construírem seus processos seletivos levando em conta a experiência. Ainda mais quando o feed do LinkedIn continua a mostrar relatos de candidatos que tiveram uma péssima experiência durante a jornada de recrutamento.
O que causa uma experiência ruim?
Aqui estão as 3 causas mais comuns de uma experiência de candidato ruim:
1. Falta de resposta da empresa
A frustração nº 1 durante a procura geral de emprego é a falta de resposta das empresas.
Imagine investir horas e horas preparando seu currículo e portfólio para não receber sequer uma resposta da empresa. Como você se sentiria?
Sim, você está ocupado, nós sabemos. Mas fornecer um encerramento para cada candidato não precisa ser um processo demorado e exaustivo.
Como corrigi-lo:
- Deixe claro como será cada etapa do processo.
- Use modelos de e-mail que podem ser facilmente adaptados, trocando apenas as variáveis, como o nome, cargo etc.
- Uma plataforma de recrutamento e seleção pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas.
Use um CRM para recrutadores para enviar campanhas de e-mail personalizadas aos candidatos.
2. Processo de candidatura complicado e longo
Um dos maiores culpados da experiência do candidato que resulta em experiência ruim são os formulários de candidatura. Geralmente eles são muito longos, exigindo dados que não fazem sentido para aquela etapa ou nada intuitivos.
Consequentemente, muitos candidatos desistem no meio do preenchimento do formulário.
Se você deseja fornecer uma ótima experiência ao candidato e parar de perder talentos, é necessário otimizar sua página de vagas.
Como corrigi-lo:
- Permita várias opções de inscrição (permita que seus candidatos se inscrevam apenas enviando seu currículo ou por meio de seus perfis de redes sociais).
- Automatize a análise de currículo para eliminar formulários de candidatura longos.
- Reduza seus formulários de candidatura – inclua apenas as perguntas que são absolutamente necessárias nessa etapa.
- Se você tiver muitas vagas de emprego, adicione uma barra de pesquisa ao seu site de carreiras.
3. Entrevista desagradável
Uma entrevista de emprego desagradável pode literalmente destruir a experiência do candidato e fazer com que eles desistam de seu processo de recrutamento.
Essa experiência negativa na entrevista pode fazer com que o candidato mude de ideia sobre a função ou empresa de que gostavam.
Como corrigi-lo:
- Conduza a entrevista de acordo com a vaga e nível.
- Faça as perguntas certas – signo, orientação sexual e perguntas íntimas não cabem em nenhuma situação.
- Defina, planeje e implemente uma estratégia que flua, mesmo com vários processos seletivos acontecendo ao mesmo tempo.
- Treine as pessoas que irão entrevistar e envolva também o gestor da área.
Consequências de uma experiência de candidato ruim
Os efeitos da experiência negativa de um candidato podem levar a um impacto mais amplo na capacidade da empresa de recrutar ou vender produtos.
Além disso, mesmo os candidatos que passarem em todas as etapas, podem rejeitar a oportunidade devido a experiência negativa. Também existem outros efeitos:
Os candidatos que tiverem uma experiência ruim podem contar a outros, seja em redes sociais ou no boca a boca, e convenhamos que isso não vai melhorar a imagem da empresa.
E esses mesmos candidatos podem ficar menos propensos a comprar bens e serviços da empresa.
Uma experiência negativa do candidato não só pode ter um impacto desastroso em seu processo de recrutamento, mas também pode impactar negativamente os resultados financeiros da empresa – e custar muito dinheiro.
Você provavelmente conhece o famoso caso da Virgin Media, cujos especialistas calcularam que a experiência de um candidato ruim custa à empresa US$5 milhões anualmente.
Isso ocorre porque um candidato insatisfeito pode facilmente se transformar em um cliente insatisfeito que boicotará os serviços ou produtos da empresa.
Conclusão
Pensar na experiência do candidato é se livrar de conflitos e problemas financeiros de médio ou longo prazo. Também é uma forma de você conseguir os melhores candidatos, pois da mesma forma que o boca a boca tem força para falar de experiências ruins, ele também tem força quando se trata sobre boas experiências. Dessa forma o seu processo conseguirá atrair bons candidatos na maioria das vezes.
Apesar de apresentarmos as três causas mais comuns de experiência de um candidato que pode ser negativa, há muitos outros fatores que é preciso considerar se quiser oferecer uma experiência de candidato fora da curva.
Para proporcionar a experiência do candidato perfeita, você deve começar com a persona do candidato e cuidadosamente elaborar a jornada do candidato, prestando atenção a cada um dos pontos de contato. Considere as características das áreas da empresa para personalizar a experiência.
Não é possível oferecer uma boa experiência se não houver planejamento e estratégia, por isso, debruce em todas as etapas atuais, envolva gestores de outras áreas e construam juntos uma experiência humanizada de ponta a ponta.
Isso pode parecer um pouco complicado, mas ao lembrar das suas próprias experiências ruins como candidato, pensar na maneira como gostaria de ser tratado e a forma como o processo poderia ser conduzido, vai facilitar a construção dessa experiência.
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