5 formas de mostrar reconhecimento aos colaboradores

Categoria(s): Cultura organizacional & RH
5 de janeiro de 2022
por Evelim Wroblewski

Quantas pessoas, ao tirarem notas boas na escola, não escutaram de seus pais algo como “você não fez mais do que sua obrigação”?

De fato, se nós formos pensar bem sobre essa frase, pode até ser que acabemos concordando com isso, em essência. Afinal de contas, a nota em si não deixa de ser o reconhecimento formal. 

Significa que obtivemos um bom resultado, fruto de nossos esforços. Mas por que será que, ainda assim, parece que ficou faltando alguma coisa

Agora, se levarmos essa mesma frase para o ambiente profissional, onde não estamos cercados de parentes, como em nossas casas, como será o efeito da falta de um reconhecimento mais dedicado? 

Até porque, de certa forma, o trabalho se transforma em uma espécie de segunda família. E no que se refere ao reconhecimento aos colaboradores, a sensação é a mesma: bons resultados merecem um algo mais.

Caso contrário, eles também vão ficar esperando um algo mais, que nunca chega.

Por isso, é importantíssimo saber reconhecer os colaboradores. Isso tem impacto direto em sua motivação, no senso de propósito e faz com que eles se sintam recompensados. 

Hoje, vamos falar do reconhecimento profissional, do que implica, e dar 5 exemplos de formas de reconhecimento para você começar a pôr em prática hoje mesmo. 

A motivação e o reconhecimento

De acordo com algumas definições, a motivação é uma espécie de impulso, que é responsável por fazer com que os indivíduos atuem no sentido de atingirem quaisquer objetivos que queiram.

Ela faz com que as pessoas não só iniciem, como também orientem e mantenham seus comportamentos alinhados com um propósito em particular. 

A ciência da motivação, por exemplo, estuda como as pessoas se comportam quando estão motivadas. 

Neste sentido, Maslow indica que só nos sentimos motivados quando suprimos necessidades como a autorrealização, a autoestima e a segurança, entre outras. 

E aqui, conectamos onde queremos chegar: o reconhecimento aos colaboradores tem impacto direto sobre estas questões. 

Existem diferentes formas de reconhecimento, e não só as financeiras. Ainda assim, a motivação é grátis, não pesa no orçamento da organização e ainda traz vários benefícios para sua empresa. 

Quer ter seus colaboradores mais motivados? Reconheça-os: são eles que fazem com que sua empresa prospere e cresça. 

Como fazer isso? É sobre o que vamos falar agora. Siga com a leitura e confira cinco exemplos de formas de reconhecimento. 

#01 Pratique uma cultura de feedbacks

Feedbacks, por incrível que pareça, não precisam ser sempre positivos para surtirem um efeito benéfico em sua equipe. 

De fato, uma pesquisa da Forbes afirma que 82% dos funcionários apreciam feedbacks tanto positivos como negativos, e que 43% dos funcionários altamente engajados recebem feedbacks pelo menos uma vez por semana.

Mas algo que sim, não pode ser deixado de lado, é a importância de sempre dar feedbacks humanizados. Então, aposte nessa forma de contato com seus colaboradores, melhor ainda se a conversa for franca e representar o que você tem a dizer, sem enrolação. 

#02 Recompensas personalizadas

Cada funcionário é uma pessoa única, com interesses e características que são só dele. 

O reconhecimento aos funcionários tem muito a ver com o fato de a empresa entender e registrar o que é próprio em uma determinada pessoa. 

Isso é o que fazem os amigos, por exemplo. Amigos lembram daquele detalhe que seu companheiro comentou em alguma ocasião, uma espécie de desejo ou vontade. 

Sua organização pode fazer algo na data do aniversário, ou até mesmo no aniversário de trabalho do colaborador e presenteá-lo com algo que tenha uma função emocional. O que comentamos no parágrafo anterior é uma ideia perfeita.

#03 Reconheça seu funcionário nas redes sociais

Como você anda com os reconhecimentos de funcionários em redes como o LinkedIn? 

Esta é uma ótima forma de atestar a competência de seu funcionário, eleva a moral do profissional e ainda serve para o futuro da carreira da pessoa. 

Recomendações, principalmente no LinkedIn, são ótimas para os trabalhadores. E fazer isso ainda ajuda sua marca, como empregador, já que é uma oportunidade para vocês compartilharem com o mundo e o mercado quais são os valores da sua empresa. 

Na recomendação, não deixe de citar o cargo, quais são as habilidades que fizeram com que você escrevesse o texto e mencione os impactos da colaboração para a sua organização.

#04 Empodere seu colaborador

Uma excelente forma de mostrar reconhecimento a um colaborador é dar a ele, por exemplo, acesso às lideranças. 

Quando um funcionário se destacar, você, gestor, pode convidá-lo a participar de reuniões futuras, onde sua presença talvez não seja necessariamente esperada. 

Assim, você aproveita a expertise de seu talento e coloca ele no lugar onde as decisões são tomadas. Qualquer profissional sério e com vontade de crescer na carreira vai adorar ser parte de uma reunião de stakeholders. 

De quebra, você ainda mostra para os outros funcionários que há espaço para quem se destaca, e que sua estrutura não é tão rígida assim. 

Afinal de contas, se uma pessoa fez um bom trabalho, o mais óbvio é pensar que ele tem potencial para mais, certo? Aproveite para já ir acostumando seu novo talento a novos contatos e possibilidades. 

#05 Diga “obrigado” mais vezes

Aqui, vale a pena conectar de novo com o argumento que usamos para abrir o texto, quando usamos o exemplo da frase “você não fez mais que sua obrigação”.

Alguns gestores, no corre-corre da rotina, deixam de mencionar esta simples e tão poderosa palavra. Não é porque os funcionários estão lá para cumprir com suas responsabilidades que um agradecimento deixa de ser necessário.

Inclusive, vá além, diga “obrigado, você é muito importante para nós”. Este é um reconhecimento aos colaboradores que, muitas vezes, não é feito. 

E vamos falar a verdade: é grátis, e tem um efeito enorme no reconhecimento ao colaborador. Muita gente não precisa de agradecimentos com frequência, mas outros sim. 

O que quer que você faça para homenagear seus funcionários, certifique-se de que isso seja autêntico e verdadeiro. Esteja você reconhecendo o trabalho de um indivíduo ou de toda a equipe, a apreciação só funciona quando é sincera!

Não apenas ofereça reconhecimento pelo bem do moral, ofereça-o por um trabalho bem executado e faça isso frequentemente. Mostrar reconhecimento aos colaboradores é fundamental para que seu ambiente de trabalho seja mais feliz e produtivo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *