Como transformar colaboradores em embaixadores da sua marca?

26 de novembro de 2020
por Recrutamente.com

Em um mercado veloz e competitivo, contar com o Employer Branding para transformar seu time de colaboradores em embaixadores da sua marca, faz toda a diferença.

Diariamente, milhões de opiniões são expostas nas redes sociais e, certamente, querendo ou não, alguém está falando sobre a sua empresa nesse exato momento!

Sendo assim, a forma como a sua marca é divulgada impacta diretamente na reputação da sua empresa.

Muitas organizações investem no marketing para ampliar sua rede de consumidores. Mas há um público fundamental que precisa de atenção: os talentos da sua empresa!

Quem pode falar com mais propriedade sobre o valor de um produto ou serviço, do que quem vive o dia a dia da marca?

Então, hoje vamos te ensinar quais são as melhores práticas para motivar seus time a falarem bem de você por aí! Afinal, opinião importa muito! Olha só:

    • 92% dos consumidores globais confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar sobre um produto, ou serviço (Nielsen)
    • 89% das mulheres confiam na recomendação de um amigo ou familiar sobre um produto. Enquanto apenas 11% acreditam na publicidade das marcas (Mom Central)
    • 84% dos consumidores acreditam que a indicação de conhecidos é a fonte mais confiável sobre uma marca (Nielsen)
  • Os defensores da marca são 83% mais propensos a compartilhar informações sobre um produto do que os usuários típicos da web (BzzaAgent)
  • Um consumidor que procura uma indicação boca a boca possui um Life Time Value – tempo de vida com o produto – 16% a 25% maior que os consumidores que chegam via publicidade (Wharton School of Business)

Então porque a satisfação dos colaboradores é tão importante?

Com os dados acima, já deu para perceber o valor de uma boa indicação, não é mesmo?

Quando um profissional se sente valorizado e possui uma experiência de trabalho positiva, além de ter sua produtividade e engajamento estimulados, ele também terá prazer em indicar a organização para a sua rede.

Porém, se ele entende a empresa como um ambiente que não cuida bem dos seus colaboradores, isso quer dizer que ela não merece reconhecimento e que o cliente também não será bem atendido. Logo, não vale a pena indicar a marca para ninguém.

Pelo contrário, ele irá compartilhar com seus amigos e familiares suas impressões negativas sobre a companhia. Acontece que essa rede também conta para outros amigos, que contam para outros e assim por diante. Desta forma, rapidamente, a reputação negativa da sua marca é construída.

O resultado disso é que, além do consumo ser prejudicado, os melhores talentos do mercado perderão o interesse em trabalhar com você.

Saiba como o Employer Branding estimula o engajamento dos colaboradores nas empresas

Existem diversas estratégias e ferramentas para que sua empresa seja reconhecida como uma marca empregadora forte.

O valor de uma boa estratégia de EB é tão grande que as pesquisas do Employer Branding Brasil, por exemplo, revelaram que 62% das empresas aumentaram seus investimentos na área em 2020.

Inclusive, principalmente em tempos de crise, ter uma boa reputação é um fator essencial para a sobrevivência das organizações.

> Conheça as melhores práticas para um Employer Branding de sucesso

Dentre as ações de EB, estão práticas que incentivam divulgações positivas – e espontâneas – dos colaboradores sobre a empresa! Confira a seguir quais são elas.

Como transformar seus colaboradores em defensores da sua marca?

Faça pesquisas internas sobre Consciência de Marca (Brand Awareness)

Antes de qualquer ação, é fundamental descobrir, através de pesquisas anônimas, qual é a percepção que os colaboradores têm da sua empresa. Essa é uma ótima oportunidade para identificar os pontos frágeis da organização e reconhecer quais ações estão gerando resultados positivos.

Alinhamento de valores

Uma pesquisa da Randstad, de 2019, descobriu que 96% dos brasileiros acreditam que o alinhamento entre seus valores e a cultura organizacional das empresas é fundamental para a satisfação no trabalho.

Portanto, realize recrutamentos transparentes e que ofereçam uma experiência do candidato positiva. Isso contribui para que o fit cultural aconteça.

Comunicação direcionada

Para que os colaboradores divulguem as boas práticas da empresa, eles precisam saber que elas existem.

Garanta que a comunicação interna seja efetiva e invista em ações de marketing que incluam os colaboradores nas campanhas. Eles vão adorar compartilhar conteúdos em que aparecem, por exemplo.

Valorize seus talentos

O reconhecimento é um dos retornos mais buscados pelos profissionais. Afinal, ser valorizado é uma das principais motivações do ser humano. Pelo menos é isso que indica a Pirâmide de Maslow, desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Maslow.  Inclusive, ele faz parte do grupo das necessidades psicológicas de satisfação.

A valorização dos profissionais pode ser trabalhada através de:

  • Feedbacks constantes
  • Oferecimento de cursos de desenvolvimento ou requalificação
  • Progressão salarial e profissional
  • Convites para que os colaboradores criem conteúdos para o blog da empresa
  • Bonificações ou premiações por desempenho
  • Escuta ativa, incluindo as sugestões e opiniões dos colaboradores nas estratégias da empresa
  • Incentivos à colaboração, diminuindo o senso de competitividade – que afeta o clima organizacional e as relações interpessoais
  • Aplicação de metodologias ágeis que ofereçam autonomia, valorização do tempo e oportunidades de protagonismo

> Entenda como construir um EVP – Employee Value Proposition eficiente

Responsabilidade social e propósito

De acordo com a Pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, realizada pelo Grupo Cia de Talentos, o mindset dos profissionais mudou.

Agora, principalmente as novas gerações, buscam por empresas que tenham um propósito claro. Afinal, a motivação é muito valorizada no ambiente de trabalho. E isso fica mais fácil quando as empresas têm um propósito.

Sendo assim, por que a sua empresa existe?
Lideranças inspiradoras geram lealdade, engajamento e senso de pertencimento. Dessa forma, os colaboradores sentem-se amplamente motivados e orgulhosos por pertencer à organização.

Com isso, nosso convite de hoje é para que você reflita sobre os temas apresentados e encontre caminhos inovadores para o sucesso do seu Employer Branding! Mas lembre-se que nossos especialistas em EB podem te ajudar nessa jornada!

Em casos de dúvida ou suporte, não deixe de entrar em contato. Conte sempre com a gente!

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