O que é Recrutamento e Seleção e como ele pode ajudar a sua empresa

22 de fevereiro de 2021
por Karen Pereira

Recrutamento e seleção é a área responsável pela atração e escolha de candidatos para uma vaga de emprego. Embora muitos gestores optem por conduzir pessoalmente os processos seletivos, é muito importante que existam profissionais específicos para gerenciar essa atividade.

Adotar essa estratégia é muito importante. Afinal, ter – ou não – especialistas envolvidos pode contribuir com o sucesso ou o fracasso de um projeto. Os engenheiros de software Callie W. Babbitt, Ramzy Kahhat, Eric Williams, e Gregory A. Babbitt, explicam o motivo para isso em um artigo publicado no periódico científico ACS Publications

De acordo com o estudo, o mercado está ficando cada vez mais competitivo e dinâmico. Como consequência, as empresas passaram a precisar de cada vez mais eficiência e agilidade no desenvolvimento de suas soluções. Por isso, o processo de recrutamento e seleção se torna muito mais completo e efetivo quando realizado por quem realmente entende do assunto e em conjunto com os gestores das empresas.

Por que um setor de Recrutamento e Seleção é importante?

Para começo de conversa, precisamos admitir que a tecnologia permitiu que novas soluções pudessem ser criadas rapidamente. Isso significa que sempre existe algo novo sendo lançado no mercado. Todo o ano, por exemplo, um novo smartphone é construído.  Entretanto, ele sempre terá mais tecnologia do que o anterior. Caso isso não aconteça, a empresa perderá clientes para seus concorrentes.

Mas as inovações tecnológicas não surgem do nada! Para que elas aconteçam, é preciso que os melhores profissionais estejam envolvidos no processo. Portanto, é improvável que um gestor possua em sua lista de contatos todos os talentos do mercado ou as últimas tendências estratégicas, não é mesmo? É aí que o Recrutamento e Seleção entra. 

Recrutamento e seleção
Recrutamento e seleção são dois termos distintos, cada um possuindo seu significado. Confira abaixo.

Então, o que faz o profissional de recrutamento?

O recrutamento é uma divisão do setor de Recursos Humanos que tem como objetivo atrair os melhores profissionais do mercado. Isso pode ser feito para preencher uma única vaga em aberto, para diversas vagas ou até mesmo para atualizar o banco de talentos da empresa. 

Nesse processo, existem diversas técnicas que podem ser aplicadas. O employer branding e o marketing de atração, por exemplo, são algumas deles.

O que faz o profissional de seleção?

A função do profissional de seleção é analisar o perfil dos profissionais atraídos para a empresa. É esse o profissional, por exemplo, quem realiza as etapas clássicas de um processo seletivo.  Ele seleciona currículos, realiza a triagem e entrevistas. 

Em seguida, com esses dados em mãos, ele seleciona aqueles que mais se encaixam em determinada vaga. E esse é um processo delicado. Afinal, ele envolve a análise das habilidades técnicas, da cultura de valores e soft skills do candidato. 

Como são os processos de Recrutamento e Seleção?

A atuação dos profissionais de Recrutamento e Seleção pode ser feita de duas formas:

  • Recrutamento externo: quando a empresa procura por talentos no mercado de trabalho. Como os processos seletivos tradicionais costumam acontecer. 
  • Recrutamento interno: quando determinada vaga é preenchida por um profissional que já faz parte da empresa. Ou seja, o processo seletivo é realizado internamente.

Ambos métodos possuem seus méritos. O recrutamento externo permite que os profissionais de Recrutamento e Seleção tenham acesso a uma massa diversa de candidatos. Portanto, aumenta a possibilidade de escolher o melhor talento.

Mas o recrutamento interno é tão importante quanto! Ele permite que os profissionais já integrados na empresa possam encontrar novas formas de conduzir a carreira. Afinal, você pode entrar em um emprego e descobrir que se dá bem com outra função durante o processo. Ou até mesmo desejar um cargo mais alto em determinada área. O recrutamento interno abre todas essas possibilidades.

Recrutamento e seleção
Ler um currículo não é tudo! O profissional de Recrutamento e Seleção deve ser capaz de identificar as soft skills e características comportamentais de um candidato.

Quais são os cargos do setor de Recrutamento e Seleção?

Assim como em qualquer outra área, a área de Recrutamento e Seleção também conta com uma variedade de profissionais. Cada um possui uma função específica no processo. São eles:

  • Headhunter:
    Responsável por identificar talentos no mercado de trabalho.
  • Recrutador:
    Quem analisa o perfil dos candidatos identificados pelo headhunter. Também é o recrutador quem escolhe os profissionais que mais se encaixam na vaga e os contata para o processo seletivo.
  • Analista de Recrutamento e Seleção:
    Quem coordena todo o processo. O analista de Recrutamento e Seleção é quem conversa com os gestores para entender qual é o perfil ideal para a vaga. Também é esse o profissional quem acompanha a seleção de currículos, convoca os candidatos para entrevistas e lida com boa parte da burocracia.
  • Psicólogo: 
    Identificar os melhores talentos não exige apenas uma análise de currículo. Um psicólogo é capaz de analisar características comportamentais. Portanto, esse profissional é essencial para um processo seletivo de qualidade.  

A importância das consultorias no processo de Recrutamento e Seleção

Todas essas atividades podem ser desempenhadas pelo setor de Recursos Humanos da própria empresa. Entretanto, existem formas de modernizar, otimizar e melhorar a assertividade desse processo. Esse é o motivo das empresas procurarem parceiros especializados em Recrutamento e Seleção, como nós da Cia de Talentos. 

Com um banco de talentos com mais de 3 milhões de candidatos, nossos especialistas tornam o processo mais eficiente, poupam tempo e força de trabalho dos departamentos de RH. Não é à toa que somos pioneiros em tendências de seleção, desenvolvimento e Employer Branding no mercado!

Fomos a primeira consultoria a utilizar inteligência artificial e psicometria na avaliação. Nossos assessments, por exemplo, são exclusivos e fundamentados pela neurociência, o que garante a maior assertividade na contratação. Além disso, nós valorizamos a experiência do participante durante toda a jornada dele no processo de recrutamento e seleção. Por isso, nossa metodologia exclusiva e personalizada é reconhecida como superior quando comparada a outros processos seletivos nas pesquisas de satisfação.

Mas não acaba por aqui!

Nós também garantimos um acompanhamento 360º do desempenho dos participantes e buscamos as melhores decisões para o sucesso do seu projeto. Para isso, otimizamos os processos, estudamos o público e contamos com um time expert em desenhar experiências. Tudo isso de um jeito que só a consultoria que mais entende de tecnologia humanizada em toda a América Latina poderia oferecer. 

Quer conhecer mais vantagens em recrutar e selecionar com a gente? Descubra tudo o que as nossas soluções oferecem para apoiar sua empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *