Metodologia ágil: o que é e como aplicar em seus processos seletivos?

4 de maio de 2021
por Larissa Florindo

Você já ouviu falar sobre metodologia ágil? Essa tendência se popularizou entre o setor de tecnologia, mas agora já é capaz de tornar seu processo seletivo mais eficiente e menos burocrático. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre ela.

Em geral, os processos seletivos levam tempo e demandam esforços do RH e dos gestores que estão contratando. Agora, imagine se o recrutamento fosse mais eficiente. Se, como recrutador, você conseguisse um feedback mais rápido dos gerentes? Seria incrível encontrar e contratar seus candidatos em menos tempo, não é mesmo? 

Com a metodologia ágil, é possível ir além da imaginação e obter, na prática, resultados muito satisfatórios.

Essa tendência é um processo de trabalho muito usado na área de tecnologia, mais especificamente em projetos de desenvolvimento de software. Afinal, ela torna as equipes auto-organizadas e multifuncionais. Além disso, facilita analisar as circunstâncias e necessidades do usuário para adaptar os projetos com frequência.

Um outro ponto é que as equipes melhoram constantemente a qualidade das entregas com resultados de curto prazo e mostram o desenvolvimento ágil em ação.

Mas talvez você esteja se perguntando o que isso tem a ver com recrutamento, certo? A resposta é bem simples: TUDO!

Embora a metodologia tenha começado na área de tecnologia, ela já se espalhou para várias áreas. Inclusive o RH.

O seu processo de recrutamento realmente precisa da metodologia ágil?

O processo de recrutamento tradicional está passando por um período de adaptação às novas exigências e tendências da sociedade.

Os recrutadores que optam por esse tipo de processo, acabam se emaranhando em cargas de trabalho operacionais, além de inúmeros requisitos para preencher a vaga em um prazo irreal.

Inclusive, os processos tradicionais acabam deixando de lado a experiência do candidato. O que já sabemos que é um fator fundamental para o sucesso de qualquer processo seletivo.

Portanto, o recrutamento precisa ser otimizado. E com urgência!

Mas o que é o recrutamento ágil?

O recrutamento ágil é baseado nos princípios da metodologia ágil, focando em:

  • Colaboração
  • Liberação/Entrega enxuta e contínua

No entanto, para compreender como isso funciona no recrutamento, você deve pensar em suas requisições/ordens de serviço como projetos.

Facilidades que a metodologia ágil dá ao recrutamento

1. Acelera o processo

Com certeza alguma vez você já encontrou o candidato ideal, compartilhou o perfil dele com o gerente da área e nada aconteceu. Então, o tempo passou e, quando você retomou a seleção, aquele candidato ideal foi contratado por outra empresa.

Isso acontece porque o processo é muito demorado. Portanto, um pouco mais de agilidade te ajuda a contratar os perfis mais aderentes.

Aplicando a metodologia ágil no recrutamento, você tem pontos de contato mais frequentes e sprints mais curtas.

2. Melhor colaboração

Naturalmente, comunicação constante e pontos de contato regulares significam melhor colaboração entre recrutadores e gerentes, bem como entre outros profissionais envolvidos no processo.

Então, para começar com o pé direito, é ideal que você defina as expectativas e como será a jornada desde o início. Dessa forma, todos podem colaborar, o que ajuda a manter a motivação e o trabalho contínuo.

3. Feedback em tempo real

Com o processo de recrutamento tradicional, os recrutadores apresentam os candidatos no final do processo de seleção e pré-seleção. 

Muitas vezes, todo esse trabalho é feito apenas para saber que o tipo de perfil de candidato não era realmente o que o gerente da contratação tinha em mente. Então lá se vão horas, dias e às vezes semanas do seu tempo.

A beleza do recrutamento ágil é não ter que esperar até o final do processo para obter feedback. Portanto, o processo de apresentação dos perfis/currículos dos candidatos é feito com mais frequência. Logo, você recebe um feedback antes da última fase e pode, por exemplo, fazer melhorias e adaptações, se necessário.

Como adotar um processo de recrutamento ágil em 4 etapas

1. Trabalhe com ‘sprints’

Uma sprint é a quantidade de tempo disponível para uma parte específica de seu ‘projeto’ de recrutamento.

Em geral, as sprints duram cerca de uma semana. Mas o mais importante é que cada semana tem uma meta. As sprints são curtas porque é assim que você mantém todos na equipe focados e motivados.

Exemplo geral de um plano de sprint por semana:

  1. Busca e divulgação de candidatos para o gerente.     
  2. Seleção dos candidatos (após feedback do gerente na primeira semana) e marcar entrevistas.
  3. Entrevistas com o gerente da área.
  4. Escolha do candidato para a vaga.     

2. Faça reuniões scrum diárias/semanais

Scrum é uma metodologia ágil que pode ser implementada no recrutamento. Ele divide as tarefas em trabalhos que podem ser concluídos em um determinado período de tempo.

A comunicação clara é um dos fundamentos da metodologia ágil. Então, garanta que todos na equipe estejam cientes do andamento do projeto para que ele seja realmente eficiente. As reuniões Scrum (chamadas também de dailys) são os melhores momentos para informar os status do seu projeto.

O ideal é que essas reuniões sejam rápidas, com duração de 15 a 30 minutos, por exemplo. Além disso, é importante que ela aconteça no mesmo local e horário todas as manhãs.

Assim, cada pessoa na equipe fala sobre seu progresso desde a última reunião do scrum, sempre com o objetivo da sprint em mente.

Para otimizar o processo, foque em responder três perguntas:

1. O que fiz ontem (ou desde a última reunião do Scrum)?     

2. O que vou fazer hoje (ou esta semana)?     

3. Quais desafios ou atrasos é possível prever?   

3. Implemente um quadro de tarefas Scrum

Um quadro de tarefas Scrum fornece um panorama instantâneo da sua sprint atual. Então todos têm uma compreensão clara de quais tarefas estão em andamento, concluídas e quais ainda não foram iniciadas.

Além disso, vale usar uma ferramenta como o Trello para que todos acompanhem e criem tarefas.

4. Use a inteligência artificial para encontrar o candidato ideal

Para tornar o processo ainda mais ágil, vale escolher uma ferramenta de inteligência artificial que possa remover a parte mais demorada do recrutamento: a seleção de candidatos. Dessa forma, você ganha mais tempo para realizar outras tarefas do projeto.

E como essa ferramenta pode te ajudar? Oferecendo o match entre candidato e requisitos da vaga. Assim, você não precisa se preocupar com nada, pois o algoritmo faz todo o esforço por você.

Essa é a nossa proposta aqui no Bettha! Queremos desburocratizar o recrutamento e agilizar todo o seu processo, te dando tempo e maior produtividade.

Com os nossos assessments, você encontra os candidatos que têm as características importantes para o seu negócio com muito mais facilidade. Depois, nossos algoritmos analisam dado a dado até encontrar um match assertivo de verdade.

Tudo isso com eficiência, rapidez e o melhor custo-benefício do mercado. Entenda melhor como funcionam os nossos processos seletivos.

Adote partes da metodologia ágil que façam sentido para o seu ambiente

Você não precisa necessariamente ter um ambiente 100% ágil para colher os benefícios do recrutamento ágil.

Se só você faz recrutamento na empresa, por exemplo, obviamente as reuniões diárias do Scrum não funcionarão. 

Por isso, implemente o que faz sentido para o seu ambiente de recrutamento e teste em alguns projetos.

Assim, você verá a diferença no seu relacionamento com os gerentes, na entrega e na maneira como sua equipe trabalha em conjunto.

O que dificulta a implementação do recrutamento ágil?

A metodologia ágil tem tudo a ver com eficiência. Então, se o seu processo de for desnecessariamente desordenado, a metodologia ágil não vai funcionar.

Da mesma forma, se você estiver usando guias de entrevista e modelos de descrição de cargos criados há mais de 8 anos, isso também não funcionará.

Portanto, você precisa remover e atualizar as coisas que não agregam valor ao processo. Comece fazendo uma auditoria completa do seu recrutamento e, em seguida, implemente nossos passos. Você nunca mais vai querer contratar de outra forma!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *